quinta-feira, 28 de abril de 2011

Devocional Infantil


Estamos tentando instituir um momento devocional em casa para Sussuquinha. É um desafio. Ao mesmo tempo que parece que já passou da hora de começar (já vi blogs de mamães que tentam fazer devocionais com filhos de 1 ano e meio, e com sucesso), também parece que é muito cedo para ela se concentrar em algo que exija atenção, ou que é cedo para passar conceitos de Deus sem mostrar nenhuma figura de Deus. Afinal as crianças parecem ser tão visuais em tudo, como dizer "Deus" sem apontar para alguém ou para alguma direção? E ao apontar para o alto, pode ela confundir o nome com a palavra "teto", "alto" ou "céu"?
Filosofar sobre isso vai longe...
Por outro lado, se não começar cedo, vai se começar quando, né?
Então vamos que vamos... é melhor tentar do que se acomodar.
Existe um livrinho muito fofo chamado "Toddlers Devotions" que uma amiga comprou no Havaí e nos emprestou. Parece que não tem versão em português, é da editora Chariot Victor Publishing, autor V. Gilbert Beers.
O livro vem com 28 historinhas. Cada uma delas dá para contar no máximo em 2 minutos e tem uma oração de 2 frases do fim da lição.
Devocional em 2 minutos? Rá! Que fácil! - pode-se pensar...
Fácil? ha-ha-ha...

Segunda-feira: Sussuquinha se impacientou no meio da lição e foi um sufoco segurá-la. Lição: sobre o vento... o vento faz várias coisas: impulsiona a pipa, estufa o casaco, leva um chapéu de um homem na rua, mas não se pode ver. Assim Deus também faz várias coisas, mas não pode ser visto.

Terça-feira: Sussuquinha prestou mais atenção à lição, mas ainda se dispersava muito. Lição: A menininha tem que arrumar seu quarto, que está bagunçado, e sua mãe ajuda a colocar cada coisa em seu lugar. No final agradecem a Deus pelo quarto limpo e arrumado.

Quarta-feira: Sussuquinha continuou dispersa na lição, mas respondeu às perguntas no final com certa rapidez. Está ficando mais tempo com os olhos fechados na hora de orar. Lição: Questionamentos sobre quem fez as árvores, as borboletas, as minhocas e os bebês. Foi Deus. Deus é o Criador das coisas. (como parece difícil passar o conceito de "criar" algo para uma criança dessa idade - só Deus mesmo).

Quinta-feira (hoje): Prestou atenção na lição, mas ficava impaciente a cada página. Na hora da oração, porém, fez tudo certinho. Lição: Um pai planta algumas sementes com os filhos e as crianças aprendem que precisam esperar a ação do sol e da chuva na terra para que as flores brotem. Agradecer a Deus por fazer a semente brotar e virar flor.

Resumo da ópera: é preciso insistir! Em um primeiro momento, parece que nunca vai dar certo, até vem o questionamento: "será que estou fazendo a coisa certa?"... mas comparando o comportamento dela entre a primeira e a última lição, dá para perceber a evolução, sim.
Sempre lembrando que, se Deus não estiver à frente, nada disso funcionará. Isso faz lembrar de um Salmo maravilhoso (127) que explica exatamente isso:

"Se o SENHOR Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la. Se o SENHOR não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando.
Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo.
Os filhos são um presente do SENHOR; eles são uma verdadeira bênção.
Os filhos que o homem tem na sua mocidade são como flechas nas mãos de um soldado.
Feliz o homem que tem muitas dessas flechas! Ele não será derrotado quando enfrentar os seus inimigos no tribunal."

Palavras Fofinhas


Registrando palavras fofinhas antes que se aperfeiçoem e se percam na memória:

- fanfêinta (elefante)
- malina (Maria)
- sáda (Zoda, a gatinha da tia Maria)
- balassa (bolacha)
- mamata (Peixonauta)

Dica Finesse do Dia - Mães e Crianças


Texto de Danuza Leão, humorado e cheio de piadinhas (polêmico até), falando sobre a aventura de educar uma criança...


Mães e crianças costumam provocar uma mistura explosiva sob todos os aspectos. Mães e crianças costumam aborrecer até a mais aveludada das criaturas. Tem quem goste de conviver com o zigue-zague emocional das mães e com o foguetório constante dos pequerruchos. Pois é. Talvez tenha sido por isso que nascemos com altas dosagens de tolerância, paciência e abnegação. Cuidado: virtudes têm limite. Mães e crianças, não.

Mães: geralmente é a vocês que cabe a educação dos filhos, sobretudo no capítulo modos à mesa, arrumação do quarto etc. Não sejam preguiçosas. Claro, é mais fácil fazer que ensinar. Mas tenham coragem, ensinem, e comecem cedo, para que os bons hábitos se tornem uma segunda natureza e não um procedimento para ter só na frente de
visitas. Seja rigorosa. Eles vão te odiar às vezes. Você vai querer esganá-los frequentemente. Faz parte, entre pessoas que se amam. Mas um belo dia alguém vai dizer o quanto seu filho é educado, prestativo, gentil, querido. Você vai desmaiar de surpresa e felicidade.

Nunca me esqueço da história daquela mãe que se dirigiu a uma especialista em boas maneiras para saber com que idade deveria colocar seu filho no curso. Ao saber que o futuro aluno estava com três meses de idade, ela respondeu: "talvez já seja muito tarde".

Não morra de vergonha se seu filho deu um vexame na frente de seus amigos. Não valorize os erros nem dê bronca em público. Nunca trate nenhuma criança como se ela fosse uma débil mental. Elas entendem tudo. Use sempre um bom vocabulário, isso aumenta a capacidade linguística das crianças. E não fique para morrer de culpa, se algum dia precisar frustrar seu filho, tipo promessa que não pôde ser cumprida etc. Apesar do que dizem os especialistas, uma frustraçãozinha de vez em quando prepara a criança para aprender a suportá-las, quando no decorrer da vida elas (infelizmente) acontecerem.

Eu adoro meus filhos. Você deve adorar os seus. Mas nem por isso a gente deve abrir a carteira e mostrar aquela foto pequenininha, em que todas as crianças são absolutamente iguais. E foto de bebês? Não vamos obrigar o nosso próximo a dizer "que gracinha", ok?

Ensine, obrigue seus filhos a cuidarem da bagunça que fazem. O copo de Coca-Cola? De volta para a cozinha. A revistinha que acabou de ler? Para o quarto. A lista não teria fim, porque a imaginação de uma criança para instalar o caos onde quer que esteja é também infinita.

Alguns mandamentos:

· não sair para se servir correndo na frente dos outros. O ideal, aliás, seria que as crianças, até uma certa idade, fizessem as refeições antes dos adultos, com as mães ao lado, patrulhando as boas maneiras.

· não deixar cair um grão de arroz sequer na mesa.

· não encher demais o prato. Se encher, que coma tudo.

· usar sempre o guardanapo.

· a partir dos cinco anos, não cortar a carne toda de uma vez. Cinco? Talvez eu tenha exagerado. Sete.

· pedir licença para se levantar quando a refeição terminar. Para evitar aquela tortura de ficar na mesa até a hora do café, um suplício.

· não bater a porta do quarto com estrondo, nem quando brigar com o irmão.

· ficar mudo, estático, dentro do elevador.

. não chamar a amiga da mãe de tia. Aliás, não chamar ninguém de tia, a não ser as tias de verdade.

· sentar à mesa devidamente penteados, mãos limpas.


Elas gostam de passar no espaço de 15 centímetros que existe entre o sofá e a mesa, brincam de pique numa sala de dois por três, colocam a cadeira na frente da televisão, se penduram nos lustres, pintam as paredes da sala, o teto etc. E tudo aos gritos. Penso que esta talvez seja a fase de maior energia do ser humano. É a idade da guerra dos travesseiros, das almofadas que voam pela janela. Jovens pais adoram essas traquinagens. Tudo bem. Mas não ache estranho se um de seus amigos não curtir tanto quanto você essa fase tão adorável de seus filhotes. Crianças são difíceis mesmo, é preciso muita paciência para aguentar o que elas frequentemente aprontam.

O problema de relacionamento entre crianças e adultos é uma questão de energia vital. Enquanto certos adultos adoram preguiçosamente prolongar uma refeição batendo papo, as crianças ficam indóceis. Se são obrigadas a ficar, começam a despejar sal na mesa, quebrar palitos e botar dentro do saleiro, mostarda na Coca-Cola etc. Daí a razão de separar as crianças dos adultos na hora das refeições.



Mas os pais combinam com alguns amigos que têm filhos mais ou menos da mesma idade, e vão enfrentar a guerra. As crianças, é claro, não se simpatizam nem se olham. Falar, nem pensar. Os adultos, já grilados, redobram as atenções, ninguém come em paz. Clima tenso. Como as crianças comem pouco e depressa, ficam impacientes para se levantar da mesa. Os pais, aliviados, concedem a permissão. Pensa que está tudo em paz? Aguarde.

O filme continua. Seis ou sete crianças se juntam imediatamente às 347 das outras mesas e começam todas a brincar no meio do restaurante. Se tiverem levado patins, skates, pranchas de surfe, melhor ainda. Fica aquela churrascaria animada, picanhas sangrando nas camisas dos guris, gritos lancinantes, algazarra geral. Um garçom não muito paciente poderia até assassinar uma delas com o espeto. Perigoso e nada impossível. Mas uma das crianças não enturmou, nem nessa hora. Vai ficar na mesa, com a cabeça recostada, dizendo, de dois em dois minutos, "quero ir pra casa". E torna a repetir, bem devagarzinho, "quero ir pra casa". Resultado: desestabilização emocional de todos os presentes.

Bom, por que falei tudo isso? Simples. Para que todos compreendam, numa boa, que juntar crianças com adultos não costuma dar pé, que isso é natural e não há por que dramatizar.

Em compensação, na frente dos netos, faça tudo o que não deve - e muito mais. Netos costumam adorar avós - digamos - fora dos padrões. É que eles sabem que vão poder contar com elas como fortes aliadas, nas crises de caretice dos pais. Cruel? Não, apenas verdade. E mais. Isso é que faz o equilíbrio da vida.

Dica Pais & Filhos do Dia - Playground Seguro

segunda-feira, 25 de abril de 2011

"Biada", "Ixenxa", "Chegou"


Sussuquinha continua se jogando no chão (silenciosamente a princípio, uma lady...rs) e fazendo birrinhas aqui e acolá, mas no geral está um primor de educação que só vendo. Se alguém lhe faz um favor, pequeno que seja (abrir uma porta, por exemplo), responde "biada". "Ixenxa" quando quer passagem já virou hábito arraigado... e agora a novíssima palavra "chegou", que adquiriu desde ontem.
Mami Lu chega em casa e ela, à porta, exclama: "Chegou mamãe!"
Também pede "fângo" (frango) e identifica o "pôco" (porco).
É ou não é pra apertar e morder muito?

Dica Finesse do Dia - Convivência em Casa


Dicas bem-humoradas de Danuza Leão para viver o melhor possível com alguém debaixo do mesmo teto:

Talvez fosse mais simples obrigar um tamanduá a dividir a mesma toca com uma ariranha do que encontrar o segredo da convivência mútua entre os tais humanos. Morar junto é padecer num paraíso ou pisar em ovos constantemente. Morar junto pode ser glorioso.

Claro que é complicado. Um gosta de gato, o outro de cachorro. Um come carne vermelha, o outro só come peito de frango. Um gosta de Nova York, o outro de Paris. Um adora cinema, o outro só vai a teatros. Não é fácil, temos que admitir. E como fazer? Alguém vai ter que ceder, claro. Por que não você?


Nunca fale mal do seu parceiro com ninguém. Casais devem jogar no mesmo time.

Humilhar a pessoa com quem se vive é, para além da discussão sobre os sentimentos, muito, muito mal educado.

Elogie sua mulher, sua namorada. O vestido, o penteado que ela mudou.

Se você vai fazer uma plástica, é aconselhável que, na volta do hospital, um dos dois vá passar uma temporada em casa de amigos, ou num hotel. Só apareça quando a derradeira mancha roxa já tiver desaparecido. Nada do marido participar da sessão-
curativos, sabendo de pormenores tipo onde puxou etc. Enquanto espera, namore pelo telefone, é uma total delícia.

O rímel, na manhã seguinte, transforma-se em grande inimigo da mulher. Em compensação, óculos escuros são grandes aliados. Durma sempre com eles na mesa de cabeceira. E uma máscara, no caso do outro gostar de ler antes de dormir.


Tenho uma amiga que põe o alarme do seu microdespertador para soar 15 minutos antes do amado acordar. Esse despertador toca tão baixo que só o coração de uma mulher apaixonada consegue ouvir. Aí, ela penteia os cabelos, dá um jeito no rosto, escova os dentes (só com água, para não dar bandeira), volta para a cama e finge lindamente que ainda está dormindo. Supergracinha, ela fazer tudo isso. Mas também esse homem deve merecer, não é mesmo?

Nada mais insuportável do que mau humor matinal. Pior só mesmo bom humor em excesso, aquele que já acorda de bem com a vida, brincando e cantando no chuveiro. Que tal um pacto de silêncio durante os primeiros 60 minutos depois de abrir os olhos, até voltar ao normal?

Dormir junto é ótimo. Acordar junto, nem tanto. Só que ainda não foi descoberta a solução desse problema.

Capítulo louça suja na pia. São dois pratos, dois garfos, duas facas, dois copos. Tão mais fácil lavar do que discutir a igualdade dos sexos. Antes do ataque feminista: você não lava um pratinho, com o maior prazer, para sua irmã, seu
filho, seu amigo? Por que não o do homem que você ama?

Mas se foi o homem quem sujou o tal pratinho, ele também pode passar uma aguinha e deixar tudo em ordem. Afinal, sua amada não é nem sua escrava nem sua mãe.

Morar junto exige manter a geladeira em ordem. Compre recipientes especiais para guardar as coisas. Melhor: faça como os europeus. Compre hoje apenas o que vai comer hoje. Assim vocês terão tudo sempre fresco e sem aqueles horrores de sobrinha de arroz, sobrinha de um legume, sobrinha de sei lá o quê. Separe numa prateleira os doces, as frutas. Na outra os molhos. Organize, tenha orgulho da arrumação de sua geladeira.

Por maior que seja a intimidade (e morando juntos costuma ser bem razoável), calcinha e sutiã na cozinha não dá. Nem cueca. Aliás, nem morando sozinha: apenas uma questão de estética.


Façam o possível para que cada um mantenha um canto só seu, mesmo que esse canto seja mínimo. Procure cada um conservar seus amigos, prazeres e atividades, sem aquela de ter que compartilhar tudo com o parceiro. Não abra mão de ter sua vida própria, passeios, almoços, amigos, cinema, cooper, o que for. Isso não deve ser computado como vida secreta, são apenas prazeres pessoais que qualquer pessoa tem o direito de ter. Mesmo em casa, tenha atividades só suas: armar um puzzle, limpar o som, costurar, ouvir música, qualquer coisa.

Aviso às mulheres que fogem da cozinha: aprendam alguma receita, ponham o nariz nas panelas, é uma delícia.

Aconteceu. O que pode acontecer, com duas pessoas que moram junto, namoram, convivem, ou são apenas amigas: um desentendimento, uma rusga, um malentendido, o que for, com ou sem razão, culpa de um ou de outro. Mas vocês se entenderam, se desculparam, se perdoaram. Então, regra de ouro: não se fala mais no assunto. Nunca
mais, entendido?

Torne sua casa o melhor lugar do mundo. Falta de dinheiro? É desculpa. Você sempre poderá fazer alguma coisa para melhorar, embelezar, mesmo com pouca grana. Que ela seja o lugar onde você chega sempre com grande prazer, onde se sente melhor, protegida de tudo e de todos.


Banheiro


Seja na cása de sua maior amiga, no avião ou em sua própria casa, deixe o banheiro impecável, ao sair. Nenhum vestígio de sua presença, aja como se tivesse acabado de cometer um assassinato. Só não se preocupe com as impressões digitais.

Enxugue a pia e a banheira por dentro, assim que terminar de usá-las. Lave o sabonete e cuidado com aquela espuminha hedionda que costuma ficar.

Tire qualquer fio de cabelo da escova, nem que seja apenas um.

Esprema o tubo de creme dental do fim para o começo. E feche depois de usar.

Nunca deixe o tapete amarfanhado, estenda-o em algum lugar.

Se raspar a perna ou fizer a barba e a água acabar, limpe tudo, nem que seja com saliva. Vai demorar, mas é o único jeito.

Dica Pais & Filhos do Dia - Pequenos Ferimentos

sábado, 23 de abril de 2011

17º Dente/ Evoluções


Sussuquinha passou a sexta-feira de um modo atípico: fomos para a casa da vovó logo de manhã. Abre parêntese: Sussuquinha tem tido o costume de se machucar e ficar falando "dodói", pedindo para passar álcool no dodói (áco dodói) . Com isso, qualquer anormalidade em nossa pele vira dodói. Espinha no rosto da mamãe? "Dodói mamãe". Pinta no ombro do papai? "Dodói papai". Cicatriz na perna do vovô? "Dodói vovô". Até uma manchinha vermelha microscópica no braço da mamãe merece uma exclamação de "dodói". Marca do lençol "impressa" no braço da mamãe após uma noite de sono também vai para a categoria "dodói". Não adianta explicar que é só mancha/cicatriz/pinta. Para ela é dodói e pronto. E no caminho para a casa da vovó ela foi lendo seus livrinhos, como sempre. Então ela pegou a Bíblia do Bebê e começou a folhear pela 73434789ª vez. A última página é um desenho de Jesus ressurreto, um discípulo e algumas crianças felizes com a boa nova que estariam prestes a espalhar. Então ela olhou o desenho de Jesus com as mãos à mostra, apontou para a mão dele e falou:
"Dodói Jesus!".
Foi tão fofo... "É... dodói, mas Jesus está bem agora" - explicou-se a ela, mas ela continuou falando "dodói Jesus" até chegarmos à casa da vovó.
Fecha parêntese.
Chegando lá, ela foi paparicada, ganhou presentes que vovó e vovô trouxeram para ela da viagem que fizeram, divertiu-se caçando bolhinhas de sabão no gramado do prédio, pediu ao vovô: "Vovô, cocó!" (tradução: Vovô, coloque a Galinha Pintadinha). Hipotizada com o DVD que passava na tv da sala, almoçou por ali mesmo e comeu tudo sem reclamar e sem piscar para não perder nenhum desenho. Depois filou um pouco de comida do prato da vovó, foi com a vovó ao supermercado e pediu para a vovó comprar banana para ela (no que foi prontamente atendida... rs) e depois ficou brincando até quase 16 horas... Ficou tão agitada que não tirou sua sonequinha pós-almoço e a rotina dela ficou toda "desconfigurada": chegamos em casa às 16 horas, demos banho, um lanchinho e ela pegou no sono somente às 18 horas. Acordou às 21:40 desesperada e chorando, como que despertando de um pesadelo. Demorou cerca de uns 20 minutos para ela se acalmar e conseguir falar "mamá". Então ela recebeu uma mamadeira quentinha, que tomou em tempo recorde (uns 3 minutos). Depois pediu água. Tomou quase tudo. Depois pediu para ver tv. E aos poucos ela se acalmou. Chegou até a pedir para comer. E depois de comer, escovou os dentes e houve a constatação de que o segundo molar inferior esquerdo estava nascendo... dá-lhe pomadinha anestésica no local... então ela dormiu. E isso já era quase 1:30 da manhã!
Desrespeitar a sonequinha pós-almoço? Vamos pensar duas vezes antes de fazer isso de novo...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Dica Pais & Filhos do Dia - Brincadeiras Dentro de Casa

Dica Finesse do Dia - Etiqueta no Trabalho


Seguem algumas dicas de Danuza Leão para sobreviver ao dia-a-dia no escritório:

Tudo que é visto, lido, ouvido ou pressentido num escritório torna-se sigiloso. Secretária alguma deve ter cumplicidades, fazer comentários nem lançar sorrisos compreensivos para seu chefe. Neutralidade acima de tudo. A melhor política é a da pouca intimidade. Com o chefe, a esposa do chefe, os filhos do chefe.

Não passe a segunda-feira contando o seu fim de semana.

Não fique pendurada no telefone, namorando.

Ao chegar ao trabalho, cumprimente todos como se o mundo estivesse correndo às mil maravilhas. Não fique se queixando da vida.

Nem conte para seu patrão que o colégio das crianças aumentou, o plano de saúde também. Peça o aumento sem precisar entrar em detalhes, você vai ter mais chances de conseguir.

Seja boa colega de trabalho. Se ofereça para quebrar um galho, seja leal com os companheiros. Nunca faça comentários desagradáveis sobre a firma em que trabalha, sobre seu chefe. Corredores e bebedouros têm ouvidos. Cuidado, emprego está difícil.

Não venha com a história de "meu chefe implica comigo". Nunca houve chefe que implicasse com um bom funcionário que trabalha bem e não cria caso. Faça uma autocrítica e pense se isso não passa de desculpa para você mesma.

Quando você for presidente da República e reunir seu ministério, atenção: a cada duas horas, as pessoas (até para se refazerem e conseguirem produzir mais) precisam de minutos de descanso. E se a reunião começou de manhã e varou a hora do almoço, o mínimo da boa hospitalidade obriga a uma rodada de sanduíches e refrigerantes, antes que caia a primeira vítima. Não fazer isso é sinal de prepotência e despotismo.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Sapequices


Sussuquinha anda muito sapeca. Faladeira que só, continua gostando de se aventurar sozinha em seu carrinho, fala "peguei" para quase tudo, corre atrás de pombos, ama cachorros, gatos e afins, pega todos os porta-retratos da casa e aponta as pessoas, nomeando-as, pede para cantar determinadas músicas (e ai de nós se não cantamos na hora em que ela quer - hahaha), não permite que a gente converse e a deixe de fora do papo, pega nosso rosto com as mãozinhas e direciona nossa cabeça para olhar o que ela está mostrando. Se estamos vendo ou lendo algo e ela está brincando ao lado... assim que percebe que não estamos lhe dando atenção, começa a sessão de "mãe, mãe, mãe, mãe, mãe!" ou "pai, pai, pai, pai, pai!" até a gente atender ao chamado.
Ama macarrão parafuso e de formato de bichinhos. Acha engraçado sugar o espaguete. Ama fatias de queijo mussarela de maneira tal que temos que controlar: UMA fatia fina por dia. E no fim, sempre pede "MAIS! MAIS QUÊZO" para nos testar e ver se consegue descolar mais um pouco além da sua cota... rs. Ama ovos de codorna. Se deixar, come vários; é preciso controlar. E assim vamos nós, rumos aos 21 meses...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dica Pais & Filhos do Dia - Medo do Médico

Dica Gourmet do Dia - Macarrão de Bichinhos


Este macarrão é uma sensação! Quando cru, serve como recheio de chocalhos improvisados, comidinha de faz-de-conta na hora de brincar de casinha e distração certa por vários minutos. Quando cozido, serve como desculpa para "aquela" colherada a mais que toda mãe implora para o filho aceitar... hahaha. - Come só mais este gatinho, vai?" "Vamos engolir um cavalinho agora..."
Sucesso.

domingo, 17 de abril de 2011

Falações


Sussuquinha vê sua fotografia em um porta-retrato na sala e já aponta para o objeto, toda pimpona, falando seu nominho.
Repete sílaba por sílaba as palavras (que vamos falando aos poucos) e depois fala a palavra toda (ou tenta). Por exemplo, para falar o nome do titio:

Mamãe: - Mar...
Su: - Mar!
Mamãe: - Ce...
Su: - Ce!
Mamãe: - Lo...
Su: - Lo!
Mamãe: - Marcelo!
Su: - Cecelo!

Vê Mr. Maker (eita nominho difícil para falar) e quando o programa acaba, fala:
- Tau, Baêka!

Passa pela portaria do prédio, dá tchauzinho de miss, manda beijo (sem que precisemos mandar que ela faça isso) e fala para qualquer porteiro que esteja no posto:

- Tau, Titio!

Hoje, na natação, saltou com toda a empolgação em direção aos braços do papai. Ela era a mais empolgada da turma. Os outros tiveram um certo receio de saltar na água, e ela, nem aí... Pena que não deu para registrar, a máquina e o celular ficaram em casa... :(

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Um Objetivo


Nós moramos no segundo andar.
Sussuquinha está quase alcançando o botão "2" do elevador. Ela se esforça para apertar o botão, mas ainda falta comer mais um pouco de feijão com arroz para atingir seu alvo.
Um objetivo digno.

Calçados Novos...


Sussuquinha está no limite dos tênis nº 20, mas o nº 21 ainda é muito grande nela. A data de uma visitinha à sapataria se aproxima a passos largos, porém lentos...

Dica Gourmet do Dia - Barra de Cereal Garoto


A Garoto lançou umas barrinhas de cereal de-li-ci-o-sas... dos 3 sabores que havia no supermercado, o mais gostoso certamente é este!

Dica Finesse do Dia - Dando uma Festa ou Jantar


Danuza Leão dá dicas de como receber com elegância:

Festa em Casa:

Se na sua casa faz muito calor e você não tem a felicidade de dispor de um ar-condicionado na sala, adie toda a sua vida social para o outono. Dramático gente pingando - mesmo fazendo ginástica.

Evite flores perfumadas, ou você já sabe o que fica parecendo.

Um prato interessante e uma salada verde são o suficiente para um simpático jantar, quando você não tem um grande staff de empregados. Sejamos francos: quando não tem nenhum. Tá bom: então, dois pratos e uma salada. Um deles pode ser uma massa. Prefira os que dispensam o uso da faca, se vocês não vão comer na mesa. Uma sobremesa, algumas frutas (das fáceis), e fim de papo.

Também é possível reunir amigos combinando cada um trazer uma coisa. Ou pelo menos a sobremesa. Para a dona de casa que cozinha, um trabalho a menos. Não se esqueça
de devolver o prato, pouca gente lembra. E é sempre aquele pirex que a gente adora.

Tragédia! O rosbife queimou. Tragédia? Depende. Chegue na sala com um grande sorriso, diga que se distraiu, tão boa estava a conversa e ponha em votação: pizza,
lasanha ou um espaguete que você descobriu no fundo do armário? Você verá que todos vão se envolver, talvez até mesmo um mais prendado se proponha a fazer o molho
para a massa com o que houver na geladeira. E vocês ainda vão rir e se divertir muito. O importante - não se esqueça - é ter charme.

Se na sua casa existir um único banheiro, no dia de receber os amigos elimine qualquer vestígio dos objetos de uso estritamente pessoal. Escova de dentes, desodorante, Plax, creminhos, gilete, tudo isso sai fora e dá lugar a um jarrinho com flores, que tal? E não se esqueça de trocar o sabonete por um novo.

As pessoas recebem mais frequentemente para jantar. Mas adoro quando me convidam para um almoço (talvez porque eu não goste de dormir tarde). É supersimpático, num sábado, tipo três horas, todo mundo acordou tarde, se foi à praia já foi, se está chovendo melhor ainda, ninguém tem mesmo empregado no fim de semana, quem almoça às cinco não precisa se preocupar com o jantar, muito agradável a ideia.

Teste sempre sua receita, nunca invente novidades no dia em que está recebendo amigos. Evite o que tem que ser feito na hora, tipo suflês, frituras. A não ser que você tenha uma supercozinheira ou que não possa viver sem se preocupar, sem sofrer. Escolha os chamados "pratos que podem esperar". Goulash, arroz de mariscos, galinha ao curry - e uma bela salada verde. Tenha sempre comida e bebida a mais, pode sempre acontecer chegarem mais algumas pessoas.

Qual a lembrança que fica de um jantar? O serviço perfeito? As louças valiosas? A prataria preciosa? O requinte dos pratos? Esse conjunto é realmente sedutor. Mas ao lado de todas essas maravilhas é preciso que haja aquela mágica, que não depende da dona da casa, nem dos convidados. Quando acontece, o jantar se torna aquele acontecimento, do qual você nunca vai se esquecer.



Dando um Jantar (Com Grana):

Para um jantar de 15, 20 pessoas, convide oito dias antes. Quanto maior for, mais antecedência para convidar. Em jantares de improviso, vale até no mesmo dia, não esquecendo, claro, de dizer que acabou de resolver.

Ao convidar, sempre teleÌone pessoalmente. Sendo um jantar muito grande e que por isso você convidou com grande antecedência, mande um pour mémoire depois do
convite ter sido aceito. (Para quem não sabe, pour mémoire é um cartão impresso, com espaços em branco para especificar, à mão, se é jantar, almoço, coquetel, dia, hora,
traje.)

Explique sempre a razão do jantar: recebi um salmão, um amigo que chegou, comemorar as eleições na África do Sul, os 200 anos da Revolução Francesa, não importa. Diga o traje e cite algumas das pessoas que vão estar presentes, sobretudo se o jantar for pequeno. Se o convidado não aceitou e mandar flores no dia, é a perfeição.

Nunca se deve perguntar quem são os outros convidados. Cabe a quem convida dar uma panorâmica (sem precisar ler a lista inteira).

Quando se manda convite com as letras RSVP (Respondez, S'il Vous Plait: responda, por favor), espera-se a resposta com certa rapidez. Ajuda quem está convidando
na previsão da bebida, comida, garçons. Sem contar que, se receber 20 respostas negativas, são mais 20 pessoas que poderão ser convidadas.

Escolha com atenção os convidados de sua festa. Deve haver um mínimo de harmonia entre eles; mas também, harmonia demais ninguém aguenta. Chame também gente polêmica, costumam ser o sal de uma festa.

Quando você telefonar para convidar, mostre o prazer que sentiu pelo convite ter sido aceito. Lamente quando a pessoa não puder comparecer.

Nunca telefone para alguém que está dando uma grande festa na véspera ou no dia, para forçar o convite. Quando isso acontece comigo (nos dias que precedem festas é
imprudência atender ao telefone), quem atende pergunta quem quer falar. Se não quero mesmo convidar, mando meu pedido de desculpas e digo que falo depois. A não ser,
claro, se for alguém que: deixei de chamar por distração, escleroSe, isso pode acontecer. Nesse caso atendo e peço desculpas, explico, convido, insisto.

Um de seus eonvidados telefona para perguntar se pode levar um amigo, amiga. O pedido só se justifica se for alguém que os donos da casa não conheçam. E se o jantar
for suficientemente grande para não criar problema. Nunca leve sem perguntar, não pega bem.

Mas seu convidado nem telefonou e já chegou com a amiga a tiracolo. Mostre-se encantada: procure conhecer melhor essa pessoa. Ela pode ser encantadora e até - quem
sabe -, vocês podem se tornar amigas, por que não? Aposte no inesperado, você pode ter boas surpresas.

Aquele casal se separou e você está dando um jantar, o que fazer? Bem, a não ser que você seja declaradamente mais amiga de um dos dois, convide o que está precisando
mais de se distrair, de uma força. Até pode perguntar "algum problema, se eu convidar seu ex?" Se tudo bem, maravilha. Se não, tudo bem também. Pode até dizer para o outro (o excluído) que, como ele está numa boa, ficou para o próximo. E ponto final.

Jamais comece a convidar com a frase "o que você vai fazer na quinta-feira?" Essa pergunta é uma cilada, pois só comporta dois tipos de resposta. Ou "tenho um jantar" ou "nada", o que é um grande risco. Já pensou se te convidam para um baile funk, para ser jurado do concurso de Miss Verão, ou um campeonato de tranca?

Avise, se for servir um prato pouco banal, tipo cérebro de sagui, cuscuz marroquino ou mesmo um singelo vatapá. Quem aceitar o convite, mesmo com horror, fica caladi-
nho, come em casa antes e na hora finge que come, nunca obrigando o anfitrião a preparar um pratinho só para ele. Se os pratos forem à base de alho (que delícia), é bom avisar também. Alho - ou comem todos, ou não come ninguém. Mesmo em restaurantes. Para quem come, um copinho de leite depois. Não resolve, mas ajuda.

Frutas a serem servidas num jantar, pela facilidade: caqui, figo, uva, cereja, morango. Já preparadas para virem à mesa: manga, melão, melancia, laranja, abacate, kiwi,goiaba.

Se você algum dia deu um jantar, então sabe o que é a solidão da manhã seguinte, quando você está louca para comentar o que se passou, saber o que as pessoas acharam,
se tudo funcionou bem etc, e ninguém telefona. Eu fico arrasada. Pense nisso e, sendo a anfìtriã sua amiga, ligue - ela vai adorar.

Dica Pais & Filhos do Dia - "Colo"

Dica Baby do Dia - Limpando Machas de Caneta


Hoje titia Fer veio nos visitar e deu uma dica ótima que pudemos comprovar na hora: lenço umedecido tira mancha de canetinha!
Esta foi uma dica-cortesia da amiga de titia Fer, que tem uma criança que se suja de canetinha (semelhança de fatos? Mera coincidência?).
Sussuquinha estava justamente se esbaldando com seu conjunto de canetinhas, pintou para fora dos limites do caderno e sujou a mão. Pegamos uma toalhinha umedecida da Pampers e limpamos a mão e a mesa. Saiu tudinho! Maravilha!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sempre de Olho...


Existe um blog, entre tantos outros, de uma mãe que tem uma filhinha praticamente da mesma idade da Sussuquinha... mas este é um blog especialmente ótimo de se ler porque a família tem um testemunho lindo de vida, fala de Jesus o tempo todo e, sempre que tem oportunidade, agradece a Deus pelo que possui. Além disso, é incrível como as novidades que ela conta coincidem com o que vivemos. Aqui acontece quase tudo igual ao que ela descreve... e hoje ela falava do sumiço temporário da sua filhinha enquanto ela cuidava das roupas da família. Aqui em casa é assim o esquema: Mami Lu não conseque desgrudar o olho da Sussuquinha porque ela é um foguetinho. E olha que moramos em apartamento, com rede de proteção nas janelas. Mas mesmo assim é preciso ficar de olho, porque ela gosta de destapar o vaso sanitário, já atirou brinquedo lá dentro, quer colocar a mão etc... e agora a última novidade é que quer subir sozinha em seu carrinho, se empurrar sozinha (não sei como ela faz isso), ficar em pé lá dentro, "se jogando" para descer sozinha, com o risco do carrinho tombar e ela dar de cara no chão. Tem que ficar de olho o tempo todo e mesmo assim, em 2 segundos que se deixa de olhar, ela some. Em um apartamento! Aí é preciso chamar até ela aparecer... gela o coração MESMO... agora se a gente fica assim em casa, imagina na rua, em shopping, em supermercado? Um olho nas coisas e outro nela... é o jeito. E pode chamar de paranoia e neurose à vontade (né, tia Fer? rs) porque é melhor ficar de olho do que sofrer o stress de um desaparecimento.

terça-feira, 12 de abril de 2011

O "Boom" da Comunicação


Hoje é terça-feira. No último fim de semana Sussuquinha se desenvolveu MUITO na comunicação e nas habilidades. Frases imperativas, do tipo "Papai, deita!", pedidos específicos de brinquedos, começou a falar "cença" (com licença). "Obrigado" e "por favor" em treinamento.
Se existiu um momento de "boom" da comunicação, este momento foi há três dias.
E a novidade é que agora Sussuquinha está manifestando alguns sentimentos carnais e humanos, como a defesa das suas coisas e do seu território. No cultinho de domingo, um menino fez menção de pegar um chocalho que estava na mão dela, e ela, atenta aos movimentos dele, desviou o chocalho para si antes que o garotinho pudesse encostar nele. Foi a primeira vez que ela teve essa reação. Está na hora de estimular mais o compartilhar...
O que desejar mais? Que ela seja esperta a ponto de defender o seu espaço e corra o risco de passar a fronteira do amor próprio para o egoísmo ou que deixe tudo à disposição dos outros e leve mordida dos coleguinhas que querem o que está com ela? (Pois é, ela levou uma mordida na escola esses dias por estar sentada em uma cadeirinha que um coleguinha queria). Ahhh, a fina linha entre ser bobo, com baixa autoestima e ter um coração doador! A fina linha entre ser esperto, ter autoestima elevada, e ter um coração egocêntrico!
O desafio agora é achar esta linha... e passar o ensinamento adiante com sucesso.
De resto, dias de temperatura amena e frio no fim da tarde e madrugada, fazendo com que enfrentemos as 4 estações do ano em um dia só. Típico.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dica Pais & Filhos do Dia - Superproteção?



.
Estamos na fase de não deixar Sussuquinha brincar com objetos pequenos. E como eles existem por aí! Cabeças de bonequinhos que ela insiste em engolir, brincos da mamãe que ela ama arrancar da orelha, pingente do colar da mamãe que ela não sossega até soltar do elo, chaves do chaveiro, tampa de caneta, grafite do lápis, comida que cai no chão e ela finge que vai catar e manda pra dentro, tocos de giz de cera, tarrach(x)a do seu próprio brinco, socorro! Os objetos pequenos estão dando cria aqui em casa mais rápido do que conseguimos eliminá-los...

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dica Finesse do Dia - Sendo um Convidado Elegante



Livro de Danuza Leão, novamente arrasando em suas dicas:

Quem aceitou um convite para jantar, se tiver que desmarcar, que o faça com boa antecedência. No dia, na véspera, só por razões fortíssimas. Nunca deixe o recado com a empregada. Se atender a secretária eletrônica, adiante o assunto e diga que telefona depois para explicar o imprevisto. Telefone mesmo. E ainda: mande flores no dia, lamentando o possível transtorno.

Seria desnecessário falar sobre isso, mas tem gente que, sabendo que o jantar é grande, não vai, não avisa que não vai e não telefona para se desculpar e dizer por que não foi. Sem comentários.

Quando o jantar for para umas 20 pessoas, dá para sair sem se despedir- embora não deva. Se for para muito mais de 20, não só pode como deve. Em ambos os casos, telefone no dia seguinte agradecendo, ou agradecendo e se desculpando, se for o caso. Resolvendo se despedir, tudo rápido, não se esqueça de que a festa continua rolando.

Pessoas são convidadas não para serem alimentadas, mas para contribuir de alguma maneira com o sucesso da reunião. Com seu charme, sua beleza, sua inteligência, sua capacidade de serem divertidas. Faça sua parte com brilho.

A casa em que você foi jantar não tem empregados. Nem ofereça: vá logo ajudando a tirar os pratos da mesa, veja se precisa mais gelo, limpe os cinzeiros. Os homens também podem ajudar - sabiam, rapazes?

Jamais pergunte a alguém "você vai ao jantar de Regina?" Se a pessoa não foi convidada, vai ficar meio assim. A propósito: houve um tempo em que, quando alguém não era convidado para uma festa, a criatura se trancava em casa e mandava espalhar que tinha viajado. Dura a vida social, não?

Dieta! Ou você é mesmo complicada para comer? Em qualquer dos dois casos, alimente-se antes em casa, mas sirva-se e finja que come. Não se torne um problema para a dona da casa.

Certos puristas aconselham a não elogiar o que se está comendo enquanto ainda na mesa - só depois de se levantar. Para que a conversa não descambe na receita etc.
A maldita síndrome de dona Benta.

Só se sente à mesa depois da dona da casa. Só se levante também depois dela.

Menos costuma ser mais em festas ou jantares. Comer de menos. Beber de menos. falar de menos. Se exibir de menos. Permanecer menos. Seguindo essa orientação, você jamais terá motivos para se arrepender. (Mas também vai se divertir bem menos, garanto.)

Se você foi convidado mas não está com a menor vontade de ir, arranje uma desculpa decente. Não vale dizer que na quinta-feira da semana que vem vai ficar doente ou tem um enterro.

Chegando a uma festa, primeiro dê uma volta, fale com as pessoas. Circule. Nada pior do que convidados que chegam cedo, se sentam e ficam só olhando, observando, comentando.

Não alugue a dona da casa com assuntos longos. Ela é uma só para dar atenção a todos os convidados.

O assunto esfriou? Tire da cartola algo bem polêmico. Provoque - educadamente, claro - as pessoas.

E não esqueça: todas as regras podem ser quebradas. Mas é preciso uma enorme experiência social para fazê-lo com sucesso.

Dica Pais & Filhos do Dia - Filho Difícil

Dinâmica no Louvor


Hoje teve um cultinho em que Mami Lu ficou incumbida de dirigir o louvor. Como seria legal dar uma "despertada" no grupo, ir à cata de dinâmicas para a abertura parecia uma solução legal.
Parecia e seria, se houvesse alguma mísera informação na internet sobre o assunto. Na falta de ideias, o jeito foi criar algo do zero.
Então Mami Lu inventou uma brincadeirinha para quebrar o gelo. Uma das músicas seria "Em todo tempo", dos Vencedores por Cristo. Música essa baseada no Salmo 34. Então a ideia era pegar os 3 primeiros versículos do Salmo, dividir em 20 papeizinhos e colar cada papel em uma barrinha de bis. Cada versículo teve uma cor diferente de papel. As cores foram misturadas e as barrinhas foram distribuídas às pessoas (que já estavam sentadas). Todos deveriam procurar as pessoas com a mesma cor, se juntar em grupos e colocar o versículo na ordem (como um quebra-cabeça). Em cerca de 1 minuto todos já tinham resolvido as charadas. Foi bem divertidinho, rápido e prático. Eles leram os versículos, em seguida rolou uma explicaçãozinha do motivo de Davi ter cantado este Salmo. E depois todos cantaram a música, que nada mais era do que o versículo cantado.
Foi muito legal criar esse tipo de atividade!:)

A História do Ursinho


Este ursinho dorminhoco tem história.
Papi Wind deu de presente de aniversário para Mami Lu em... mil novecentos e noventa e ...e...??? 1996, talvez? Ou seria 1997?
Só é sabido que foi por aí e que não havia nem sinal de namoro nessa época.
Mami Lu guardou o ursinho em seu quarto. Depois de um tempo veio o namoro. O casório. Mudança de casa. Mudança de casa de novo. E o ursinho ia acompanhando o casal. Até que veio Sussuquinha. O ursinho estava no quarto do casal. Estava.
Sussuquinha se apoderou dele de maneira tal que faz uns 2 meses que o ursinho é dela.
Só quer sabe de tirar e pôr a fralda no ursinho. Quer dormir com o ursinho. Quer que ele esteja no máximo a um raio de 5 metros de distância dela.
Havia uma bateria dentro do ursinho, que tocava uma musiquinha. A bateria já era. Havia também uma almofadinha sob o ursinho. A almofadinha se descosturou.
O ursinho dorminhoco está rendendo...

Quem Mexeu na Minha Zona de Conforto?


Noite dessas Sussuquinha estava vendo desenho e caiu no sono. Mami Lu colocou a pituca na caminha dela... acontece que começou a esfriar e Mami Lu pensou que chato seria acordá-la para colocar um casaco por cima do pijama. Resultado: uma madrugada louca, Mami Lu acordando de meia em meia hora para checar se Sussuquinha estava com o cobertor (claro que nunca estava), toda hora ajeitando o cobertorzinho e atenta a barulhos noturnos de viração na cama. Mesmo com toda essa maratona insana de uma noite quase em claro, de manhãzinha os bracinhos de Sussuquinha estavam gelados. E sem cobertor, porque ela não costuma dormir quietinha... Que dó, que remorso, que culpa...
Seria muito mais prudente incomodá-la, tirá-la do seu soninho, arrancá-la da sua zona de conforto em prol de um bem maior: colocar um casaco.
Mas pais humanos podem ficar tentados a não perturbar o sono do filho por isso, já que "um cobertor resolve". Em termos.
Isso leva a refletir que nosso Pai age de uma maneira maravilhosamente diferente conosco:
O Pai celestial não hesita em nos acordar, incomodar, tirar da zona de conforto... tudo para aquecer nosso coração e nossa alma. Tudo para nos vestir com um casaquinho mais aconchegante.
Mesmo que isso perturbe nosso sono, nossa segurança, nossa tranquilidade e nossa rotina. A momentânea incomodação é pequena perto da alegria eterna de estar em segurança ao Seu lado. Que frio pode nos incomodar quando é Ele o que vela pelo nosso sono?
Bem diferente de pais humanos, que são falhos e imperfeitos.
Deus faz o que é o melhor para nós. Simples assim.
Ele faz o que é preciso, não o que é mais conveniente.

Dias depois a mesma situação se repetiu com Sussuquinha. Desta vez Mami Lu vestiu o casaquinho na pequena adormecida. Ela resmungou? Sim. Reclamou? Sim. Ensaiou choro? Sim. (Exatamente como qualquer um de nós faz quando Deus permite que sejamos demitidos, que soframos uma e outra injustiça, que percamos uma amizade...).
Mas no fim ela continuou a dormir. Quentinha. E ficou aquecida a noite toda.
(Da mesma maneira, arrumamos outro emprego incrível, apegamo-nos à justiça perfeita de Deus, percebemos que a amiga que se distanciou estava nos levando para longe de Deus e que foi melhor assim).
Enfim, graças a Deus porque Ele faz o que é preciso, não o que nos convém.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

"Bora pra Escola?"


Hoje de manhã estava um friozinho típico, Sussuquinha estava preguiçosamente esparramada em nossa cama e não queria levantar. Acontece que estava na hora de ir à escola.
Papi Wind falou:
- Vamos, Su, levanta! Vamos brincar com a tia Rô e a tia Célia?
E ela levantou na hora.
Parece que a fase do chororô-na-porta-da-sala-de-aula finalmente passou...

Ditos Populares


Hoje de manhã Mami Lu recebeu um email do chefe, que convidava a equipe para um evento no próximo fim de semana. Ele dizia que era preciso chegar cedo, pois "quem chega primeiro toma água limpa". Interessante este ditado, o qual Mami Lu nunca tinha ouvido antes.
Minutos depois Mami Lu recebeu outro email, desta vez de um grupo do yahoo do qual participa. O email era de uma mulher que indicava um blog de sua autoria e pedia para todos correrem para ver as novidades, pois "quem chega na frente bebe água limpa".
Para tudo!
Coincidência? Será? Estaria Deus querendo falar alguma coisa através disso?
Pelo sim, pelo não, é melhor prestar atenção e deixar as barbas de molho... na água limpa, de preferência... :)

domingo, 3 de abril de 2011

"Dedá!" - O Retorno


O mistério do "dedá" continua...

- Deve ser "degrau" - disse Papi Wind.
- Mas então por que ela fala "dedá" quando está no corredor? - confabulou Mami Lu.
- Hm...

Hoje de manhã, enquanto descíamos a rampa para o estacionamento da igreja, Sussuquinha soltou um "dedá" de novo. A teoria do degrau foi pelo ralo abaixo... quer dizer, escada abaixo... rs
Então paramos o carro e papi Wind soltou o cinto da cadeirinha para pegá-la no colo. "Dedá" de novo.
Curiosidade... o que será isso, gente?
Durante o culto, bem na hora de uma oração, Sussuquinha começou a falar em alto e bom som: "patchú", "patchú", "patchú" sem parar...
Não sabia o que era, perguntava: "o que é isso, cadê esse tal "patchú"?" e ela, apontando para a frente e continuava "patchú, patchú"... Agora, tão somente agora, escrevendo a situação, é que "acho" que matei a charada: ela provavelmente estava falando do pastor... rs.
Vamos ver se domingo que vem ela repete a cena.
Depois do culto, almoço, visita ao museu com a "titiá" Miriam, café colonial (nesse ponto ela já estava pra lá de Bagdá) e um passeio a um shopping próximo. Então ela acordou com as baterias recarregadas, mais elétrica do que nunca. Correu pelo shopping até cansar. E, entre uma loja e outra, gritou "dedá" de novo.
Nada poderia ter ligação entre os três "dedá" do dia, a não ser que ela estava feliz nesses 3 momentos.
- Seria "dedá" um sinônimo de "oba"?
Fica a pergunta no ar...

Dica Finesse do Dia - Sendo um Bom Hóspede de Fim de Semana


Dicas de Danuza Leão para se comportar em um fim de semana fora:

Muito bem, você foi convidado para um fim de semana, na praia ou no campo. Sua primeira pergunta deverá ser: o que Ievo? Se não for preciso levar nada, chegue com alguma bebida, uns chocolates, uns queijos, umas revistas. Seja criativo. ,Se resolverem democraticamente dividir as compras, não se esqueça de nada que ficou sob sua responsabilidade. E apareça com mais algumas coisinhas, além do combinado. Abastecendo o carro na estrada, proponha dividir a despesa da gasolina.

Se souber cozinhar, cozinhe. Se não souber, descasque os legumes, lave os pratos. Se não souber fazer nada, ocupe-se do bar, da música, faça gracinhas, conte histórias. Mantenha-se por perto. Nada de ficar na rede lendo um livro enquanto os outros trabalham. Participe, seja de que maneira for.

Você é dos que costumam acordar cedo. Pois bem, aproveite para sair (em silêncio), compre os jornais, traga um doce, uma linguicinha, qualquer coisa da região.

Se você pegar um livro da estante e quiser levá-lo para acabar de ler, comunique, peça à dona da casa. E não se esqueça de devolver.

Um bom hóspede deve ser bem-humorado e muitíssimo bem-disposto. Pronto para, se for mesmo preciso, andar de bicicleta, escalar um morro para ver o pôr do-sol, ajudar a consertar a lancha, fazer canoagem, madrugar para ver tirar o leite da vaca. Faz parte.

Antes de aceitar o convite, pense bem se você vai aguentar o grupo o fim de semana inteiro. Há casos em que voltam todos inimigos. Fins de semana são testes perigosís-
simos.

sábado, 2 de abril de 2011

Dica Pais & Filhos do Dia - Responsabilidade

"Dedá" (?)



Sussuquinha está falando várias palavras com duas sílabas e algumas com três... está muito fofa, falante e sapeca.
Lembrando rapidamente das palavras perfeitas: dedo, nada, meia, chão, água, oi, alô, mais, mala, meu, peguei, achou, achei, duck, net, mouth, nose, book, comb, paci, bottle, butt, neck, apple, peel, egg, two, four, nine, cake, shoe, fish, pen, bib, belly, pot, hen, owl, monkey, moon, pool, new, Tasha (dos Backyardigans) e esses dias falou bem certinho o seu próprio nome. Hoje falou cada sílaba numa perfeição fofésima. Só mordendo, apertando e esmagando mesmo... rs
As palavras imperfeitas são um espetáculo à parte: Átchu (Austin), Babo (Pablo), bála (bola), áco (álcool), caco (macaco), baço (braço), talo (colo), nel (anel), fô (flor), dadái (dodói), dadália (sandália), laleila (orelha), pafái (butterfly), bic (pig), áilaliú (I love you), fáua (flower), fái (fly), fór (floor), célin (ceiling), xêpa (sheep), nanana (banana), sopa (soap), díssy (juice), pum (spoon), tátchu (turtle), sháua (shower), shen (sun), tá (star), báibu (Bible), banbéla (umbrella), álpow (elbow), tiss (teeth), láilon (lion).
Além disso, continua repetindo "mãe" ou "pai" 943859485043 vezes seguidas, até ser olhada e respondida...rs
Mas tem uma palavra que não sabemos o que significa... já faz uns dias que ela sai de casa, anda pelo corredor e grita: "dedá!". Sobe escadas e no meio do percurso, grita novamente: "dedá!". Quando está alegre, em qualquer lugar, solta, do nada um "dedá!". Sempre gritando. O que será que isso significa? Mistério...