quinta-feira, 28 de abril de 2011

Devocional Infantil


Estamos tentando instituir um momento devocional em casa para Sussuquinha. É um desafio. Ao mesmo tempo que parece que já passou da hora de começar (já vi blogs de mamães que tentam fazer devocionais com filhos de 1 ano e meio, e com sucesso), também parece que é muito cedo para ela se concentrar em algo que exija atenção, ou que é cedo para passar conceitos de Deus sem mostrar nenhuma figura de Deus. Afinal as crianças parecem ser tão visuais em tudo, como dizer "Deus" sem apontar para alguém ou para alguma direção? E ao apontar para o alto, pode ela confundir o nome com a palavra "teto", "alto" ou "céu"?
Filosofar sobre isso vai longe...
Por outro lado, se não começar cedo, vai se começar quando, né?
Então vamos que vamos... é melhor tentar do que se acomodar.
Existe um livrinho muito fofo chamado "Toddlers Devotions" que uma amiga comprou no Havaí e nos emprestou. Parece que não tem versão em português, é da editora Chariot Victor Publishing, autor V. Gilbert Beers.
O livro vem com 28 historinhas. Cada uma delas dá para contar no máximo em 2 minutos e tem uma oração de 2 frases do fim da lição.
Devocional em 2 minutos? Rá! Que fácil! - pode-se pensar...
Fácil? ha-ha-ha...

Segunda-feira: Sussuquinha se impacientou no meio da lição e foi um sufoco segurá-la. Lição: sobre o vento... o vento faz várias coisas: impulsiona a pipa, estufa o casaco, leva um chapéu de um homem na rua, mas não se pode ver. Assim Deus também faz várias coisas, mas não pode ser visto.

Terça-feira: Sussuquinha prestou mais atenção à lição, mas ainda se dispersava muito. Lição: A menininha tem que arrumar seu quarto, que está bagunçado, e sua mãe ajuda a colocar cada coisa em seu lugar. No final agradecem a Deus pelo quarto limpo e arrumado.

Quarta-feira: Sussuquinha continuou dispersa na lição, mas respondeu às perguntas no final com certa rapidez. Está ficando mais tempo com os olhos fechados na hora de orar. Lição: Questionamentos sobre quem fez as árvores, as borboletas, as minhocas e os bebês. Foi Deus. Deus é o Criador das coisas. (como parece difícil passar o conceito de "criar" algo para uma criança dessa idade - só Deus mesmo).

Quinta-feira (hoje): Prestou atenção na lição, mas ficava impaciente a cada página. Na hora da oração, porém, fez tudo certinho. Lição: Um pai planta algumas sementes com os filhos e as crianças aprendem que precisam esperar a ação do sol e da chuva na terra para que as flores brotem. Agradecer a Deus por fazer a semente brotar e virar flor.

Resumo da ópera: é preciso insistir! Em um primeiro momento, parece que nunca vai dar certo, até vem o questionamento: "será que estou fazendo a coisa certa?"... mas comparando o comportamento dela entre a primeira e a última lição, dá para perceber a evolução, sim.
Sempre lembrando que, se Deus não estiver à frente, nada disso funcionará. Isso faz lembrar de um Salmo maravilhoso (127) que explica exatamente isso:

"Se o SENHOR Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la. Se o SENHOR não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando.
Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo.
Os filhos são um presente do SENHOR; eles são uma verdadeira bênção.
Os filhos que o homem tem na sua mocidade são como flechas nas mãos de um soldado.
Feliz o homem que tem muitas dessas flechas! Ele não será derrotado quando enfrentar os seus inimigos no tribunal."

Um comentário:

  1. amada, adorei a iniciativa. a Bíblia fala que desde pequenos devemos ensiná-los sobre a palavra, sobre Deus. também procuro ensinar a Kamila, ela participa das orações, e tem livrinhos com historinhas Bíblicas. ela ainda não entende muito, mas como vc disse, o segredo é insistir, uma hora ela vai aprender... ela já sabe que um dos livros é sobre "aí" (davi) e sobre o "ías" (golias), rs. aos poucos elas aprendem... quero ensinar desde agora que Deus está em tudo, que tudo que a gente quer devemos pedir a Ele, e agredecer por tudo tb.. esse livro que vc citou parece ser ótimo, se souber de alguma versão em portugues, me avisa, ok!? beijos e que Deus continue abençoando vcs

    ResponderExcluir

VIPs opinaram