terça-feira, 12 de abril de 2011

O "Boom" da Comunicação


Hoje é terça-feira. No último fim de semana Sussuquinha se desenvolveu MUITO na comunicação e nas habilidades. Frases imperativas, do tipo "Papai, deita!", pedidos específicos de brinquedos, começou a falar "cença" (com licença). "Obrigado" e "por favor" em treinamento.
Se existiu um momento de "boom" da comunicação, este momento foi há três dias.
E a novidade é que agora Sussuquinha está manifestando alguns sentimentos carnais e humanos, como a defesa das suas coisas e do seu território. No cultinho de domingo, um menino fez menção de pegar um chocalho que estava na mão dela, e ela, atenta aos movimentos dele, desviou o chocalho para si antes que o garotinho pudesse encostar nele. Foi a primeira vez que ela teve essa reação. Está na hora de estimular mais o compartilhar...
O que desejar mais? Que ela seja esperta a ponto de defender o seu espaço e corra o risco de passar a fronteira do amor próprio para o egoísmo ou que deixe tudo à disposição dos outros e leve mordida dos coleguinhas que querem o que está com ela? (Pois é, ela levou uma mordida na escola esses dias por estar sentada em uma cadeirinha que um coleguinha queria). Ahhh, a fina linha entre ser bobo, com baixa autoestima e ter um coração doador! A fina linha entre ser esperto, ter autoestima elevada, e ter um coração egocêntrico!
O desafio agora é achar esta linha... e passar o ensinamento adiante com sucesso.
De resto, dias de temperatura amena e frio no fim da tarde e madrugada, fazendo com que enfrentemos as 4 estações do ano em um dia só. Típico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIPs opinaram