quinta-feira, 10 de março de 2011

Dica Finesse do Dia - A Arte de Viajar com Pessoas


Seguem alguns trechos de dicas valiosas de Danuza Leão, publicadas em um livro de sua autoria:

Duas pessoas se adoram, vão viajar juntas e não dá certo. Acontece. Uma adora comer bem, a outra não liga e quer emagrecer. Uma adora compras, a outra detesta sequer olhar vitrines. Uma acorda já querendo ir para a rua, a outra precisa de um tempo. Uma entra nos toaletes dos cafés o dia inteiro, enquanto a outra espera na calçada, impaciente. E gente que quer visitar igrejas, monumentos? E gente que pede "tira uma foto minha perto da torre Eiffel"?

Se você quer ver seu marido à beira de um ataque de nervos, leve-o às Galeries, Lafayette para umas comprinhas leves, tipo maquiagem, meias etc. Se ele resistir 15 minutos, merece um prêmio (é tudo brincadeira, nunca faça isso com um homem com quem você pretende continuar a viver). Homens têm horror a lojas (a não ser as de eletrônica, papelaria, vídeos, e tudo o que diz respeito a seus hobbies).

Em viagem, as pessoas ficam muito tempo juntas, para não dizer o tempo inteiro. Até casais casadérrimos passam a ter uma convivência muito maior do que na cidade onde moram. E aquilo que não é problema em circunstâncias normais vira uma complicação quando se viaja. E aqueles que ficam indecisos para escolher uma roupa, um cinema, até mesmo um prato no restaurante? E gente que não quer ficar sozinha nunca? E gente que quer voltar na loja para trocar uma compra feita dois minutos atrás? E gente que não tem paciência para nada disso?

Olha, é bom pesar tudo isso antes de embarcar. E gente que está sempre muito cansada? E gente que não cansa nunca? É uma delícia ter amigos na cidade em que se está, mas cada um no seu hotel, chegando e voltando em aviões diferentes, para descaracterizar qualquer compromisso.

Se você é muito rico e convidou alguém para viajar, suas obrigações naturais de gentileza dobram. Nada mais terrível do que o clima, mesmo sem palavras, do "mas sou eu quem está pagando", na hora da escolha de cinemas, restaurantes etc.

Quem viaja com muito pouco dinheiro deve levar seu xampu, creme, pasta de dentes, sabonete. É uma delícia comprar tudo nacional - lá -, mas fica caro.

Companheiros de viagem que roncam, nada a fazer. Quartos separados ou bolas de cera para os ouvidos.

Viajando com amigos, seja supercorreto com as contas. Divisão de despesas de táxi, lanches, etc. Procure ter sempre notas de diversos valores, para evitar aquele "me empresta $x dólares, depois te pago". Às vezes esquecemos de devolver esses pequenos empréstimos, até mesmo por serem pequenos. Uma sugestão é a caixa única. Cada um
coloca uma determinada quantia que será administrada para despesas comuns. Ao final de cada dia, faz-se a conta para evitar surpresas. E se sua amiga esqueceu, é a boa hora de dizer "você me deve $x dólares". As boas contas fazem os bons amigos.

Difícil duas pessoas de situação econômica muito diferente viajarem juntas sem problemas. Alguém vai ter que sair do seu padrão e não será, seguramente, a mais pobre.

Dividindo um quarto de hotel, que a ordem seja rigorosa. A única bagunça aceitável é com aqueles pacotes de compras que você acabou de trazer da rua. Tempo para pôr tudo no lugar: 15 minutos

Tenha sempre no quarto uns biscoitinhos, uns chocolates, para a fome da madrugada.

Combinem de véspera a programação do dia seguinte. Se vai cada um para o seu lado ou o quê.

Não se esqueça de levar: tesourinha, pinça, agulha, linha, dois pares de óculos (pode quebrar ou perder), remédio para dor de coluna, tranquilizantes. Cartões, se precisar mandar umas flores, endereços e números de telefones dos amigos, listas de preciosos restaurantes etc.

Detalhe: nunca se deve subir num quarto de hotel sem avisar antes, da portaria.

Esteja você viajando com amigos, namorado, marido, o que for: sua passagem, seu passaporte, seu dinheiro, tudo na mão. E se houver uma briga? E se? E se? E se?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIPs opinaram