segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dica Finesse do Dia - Ao Telefone


Mais alguns trechos de um livro de Danuza Leão:

É proibido telefonar:
- na hora do telejornal
- na hora da novela
- na hora do almoço ou do jantar
- para pessoas normais, antes das dez horas da manhã

Quando o assunto for longo, pergunte se a pessoa está com tempo, antes de engrenar.

Cabe a quem ligou ter a iniciativa de se despedir, de desligar.

Deixando o recado na secretária eletrônica, seja clara, máquinas não mordem. Quando deixar o recado com alguém, ajude, dizendo: "Vá buscar lápis e papel, eu espero. 'tudo em cima' então anote". Fale devagar e depois repita o número. Eu perco vários recados quando falam o número muito rápido. Quando tem ramal, pior ainda.

Recebendo telefonema interurbano ou internacional, não prolongue a conversa. Afinal, é o outro que está pagando. Não aproveite o telefonema do amigo para mandar recados, pedir coisas.

Ainda sobre telefonemas longos: recebendo de alguem que você sabe que não tem muito dinheiro, faça esta gentileza: pergunte "em que telefone você está? Te ligo já". E ligue de volta. É o máximo quem faz isso.

Nunca deixe telefonema sem resposta. Por outro lado, se você liga duas ou três vezes e a pessoa não retorna o chamado, você não tem a menor obrigação de ligar de novo.

É claro que nunca se faz um DDI fora de sua própria casa. Só mesmo em caso de urgência, e a cobrar.

Ao atender a um telefonema, não comece compulsivamente com seus assuntos. Afinal, quem ligou, se ligou, foi porque tinha coisas para falar. Telefonemas, mesmo locais, são cobrados por minuto. Ligue-se.

Não telefone para a casa de pessoas com quem você tem negócios, mas não uma relação pessoal, a não ser em caso de extrema necessidade.

Cuidado com telefonemas para médicos, analistas. Veja se precisa mesmo ligar, se precisa mesmo incomodar.

Ensine sua empregada a atender ao telefone. Primeiro ela diz que você não está, e só então pergunta o nome, e se não quer deixar recado. Nunca o contrário.

Se alguém atender o telefone na sua presença, procure se afastar, vá passar um blush, tomar um copo de água. Mesmo que você ouça "Matou? Com três tiros? que loucura! ", não comente, não pergunte. Uma pessoa verdadeiramente educada, nessa hora, fica completamente surda.

Se alguém telefonar e a pessoa chamada estiver no banheiro, anote o recado na perfeição, mas não a chame. E também não diga por que não pode chamar, diga apenas que ela está ocupada.

Se alguém te telefona para fazer um convite, não prolongue a conversa, ela deve ter mais uns 200 telefonemas para dar, compreenda e seja breve.

Quando estiver em casa de um amigo, só use o telefone em caso de real necessidade, e rapidinho. E quando estiver recebendo um amigo em sua casa, se atender a algum telefonema, diga que não está podendo falar, que liga depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIPs opinaram