quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Pequeno Glossário Familiar


Para quem não está a fim de pensar em laços muito emaranhados:

Concunhados- pessoas que têm sogros em comum. Simples assim.

(Se você está a fim de pensar, ok, vamos lá: NÃO, o irmão do cônjuge do seu irmão NÃO é concunhado. É alguém com quem você tem sobrinhos em comum, mas ainda não inventaram um termo para este laço específico.
Seu concunhado é o cônjuge do irmão do seu cônjuge, por isso concunhados partilham do mesmo sogro e/ou mesma sogra. Não complique!)

Primos em 1º grau - pessoas que têm avós em comum. Pronto, cabou...
Primos em 2º grau - filho do seu primo em 1º grau e/ou primo em 1º grau do seu pai/mãe.
Primos em 3º grau - pessoas que têm bisavós em comum. E/ou netos do seu primo em 1º grau. E/ou os primos em 1º grau do seu avô.
Primos em 4º grau - fica mais fácil considerar que é o filho do seu primo em 3º grau e/ou primo em 3º grau do seu pai/mãe. E/ou os primos em 1º grau do seu bisavô. E/ou netos do seu primo em 2º grau. E/ou bisnetos do seu primo em 1º grau.
Primos em 5º grau - pessoas que têm trisavós em comum. E/ou trinetos do seu primo em 1º grau. E/ou os primos em 1º grau do seu trisavô.

Por que toda essa explicação? Porque dia desses, fuçando em sites de busca para descobrir dados sobre meus antepassados paternos, deparei-me com um trineto perdido do meu trisavô. Tivemos que fazer um cálculo doido pra concluirmos que somos primos em 5º grau.
Sendo assim, o glossário ajuda.
É interessante observar que primos em 1º, 3º e 5º grau têm "normalmente" a mesma faixa etária.
E primos em 2º, 4º e outros graus pares têm "normalmente" faixas etárias diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIPs opinaram