terça-feira, 31 de agosto de 2010
As Cores do IBGE
Ontem recebemos a moça do IBGE aqui em casa... fez algumas perguntas engraçadas (ao menos para nós):
- Seu primeiro nome e último sobrenome...?
- Lu Lis
- Primeiro nome e último sobrenome do seu marido...?
- Wind Lis
- Primeiro nome e último sobrenome da sua filha...?
- Su Lis
- Ela é filha do seu marido?
(Hmmm... não está óbvio? Mas vá lá)
- Sim.
- Sua renda em julho de 2010?
(Pensa...pensa... fazendo tanto freela, fica difícil responder assim, de sopetão)
- R$ X,00
- Sua cor de pele é branca, parda, mulata ou preta?
- Parda
- E a cor de pele do seu marido?
- Branca
- E a da sua filha?
- Sei lá, moça... tá vendo ela aqui? Ela é mais branca que eu, mais morena que meu marido... diz aí você, é branca ou parda?
- Não posso dizer, você é que precisa declarar...
- Wind, responde essa... (esse negócio de cor de pele é tão relativo... tem gente que tem pele bem bronzeada, mas tem cabelo loiro e olho claro... e aí, a pessoa é parda?
Tem gente com pele bem branca e é filho de gente parda, índia ou afro-descendente, tem até feições puxando pra uma pessoa negra, índia ou oriental. E aí, a pessoa é branca? No fenótipo, sim, mas e no genótipo? Afinal, o que o IBGE quer exatamente saber? Eles é que deviam olhar pra pessoa e definir isso... mas a miscigenação brasileira é tão grande que será que vale a pena?
Complicado isso...)
- Bom, na certidão dela está "branca". Então põe branca.- diz Wind.
- Ok - diz a moça.
Mas será que respondemos certo?
Doideira esse treco de cor de pele, né? Em um país mega miscigenado, não é a cor da pele que define raça, mas sim o conjunto: o tipo de cabelo, os traços, o biotipo, a cor e o formato dos olhos... a pele é apenas um item. Além disso, em qual exato tom de marrom a pessoa deixa de ser negra e passa a ser parda? Quantos por cento de melanina deve existir numa pele para que passe do branco para pardo? Deveria o IBGE sair por aí com aquelas fitas de cores PANTONE como das gráficas, e colocar na pele das pessoas para checar a cor? E quem é que define os limites e as classificações? Entre o branco e o preto há uma infinidade de nuances... isso que nem falamos ainda do índio e do oriental. Acredito que existe muito mais gente indefinida por aí nesse Brasilzão.
Wind mesmo é um exemplo típico: branco demais para ser considerado pardo, mas europeu de menos para ser considerado branco total. Afinal, apesar da pele de leite e do pai alemão, sua mãe tem parentesco com índios.
Mas não era justo "alugar" a pobre moça com nossos questionamentos, então ficou por isso mesmo... e as cores que se misturem...
IBGE, vamos pular essa?
sábado, 28 de agosto de 2010
Dica Cult do Dia - Livro "Palavras de Amor - Para Casais"
Estamos "lendo" este livro e é muito legal. Na verdade não é um texto com início, meio e fim. São sugestões de perguntas diárias para você fazer à sua cara metade e estimular a interação.
Porque, convenhamos: não dá pra saber tudo o que aconteceu em cada dia de vida da infância e adolescência do outro. Às vezes nem mesmo o outro lembra de tudo, mas se puxar pela memória, o baú de recordações se abre e a conversa reeeeende... rs
É sempre interessante descobrir coisas novas sobre a pessoa com quem compartilhamos a cama, a casa, as contas, os filhos, o sobrenome e a vida.
O autor é Gary Chapman, aquele que escreveu o famoso "As Cinco Linguagens do Amor".
Aliás, para quem ainda não leu, recomendamos correr para ler esse "Cinco Linguagens"...é um livro antigo (acredito que é facilmente encontrado em qualquer livraria) e é fantástico porque abre sua mente para compreender as linguagens de amor das pessoas e como agir com cada uma delas. Afinal, se Deus fez cada um com um jeitinho diferente, é porque a gente tem que aprender a lidar com isso, né? Sem tentar mudar a pessoa, mas ver pelo ângulo que ela vê. As diferenças podem ser fonte de aborrecimento ou de "enriquecimento", a gente é que escolhe.
Para quem tem crianças em idade razoável para conversar, recomendamos também o "Palavras de Amor - Para Famílias". A gente tem esse também, mas vamos esperar Baby Su começar a tagarelar... rs
Para quem quiser comprar o livro "Palavras de Amor" (que tem um preço bem acessível), aí vai o link:
www.publicacoesrbc.com
.
.
.
terça-feira, 24 de agosto de 2010
13º Mesversário
O Nono Dente
domingo, 15 de agosto de 2010
Luto
Cineminha
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Mais Dentinhos...
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
O Segundo Dia dos Pais
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Mais Evoluções...
Ontem Baby Su aprendeu a dar um tchau mais "sofisticado", girando o pulso.
Além disso, outras evoluções da semana que está terminando:
- tenta imitar coreografias que passam na TV.
- dá para os outros as coisas que estão em sua mão e fala "dá!".
- estende a mão para os outros com um objeto, fala "dá" e quando a pessoa vai pegar, ela tira a mão rapidinho e dá risada...
- come pão tipo "bisnaguinha" sem mais estraçalhar o coitado, agora pega e dá mordidinhas segurando o pão inteiro, como "gente grande".
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Como Assim, Dona Unilever?
Papinha Perfeita
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Bye Bye, Aptamil!
Os dias têm sido ultramegasuperhiperblaster corridos, mas não podíamos deixar de registrar que hoje Baby Su usou sua última lata de Aptamil. Foi hoje à noite que ela estreou o tão falado leite Ninho +1 ...rs
Ah, e também paramos de esterilizar os apetrechos dela...
Ah, e ela tem mostrado dotes de DJ ao apertar seu brinquedo-de-mil-barulhos-para-acalmar-bebê-na-hora-de-sentar-na-cadeirinha.
Assinar:
Postagens (Atom)