terça-feira, 31 de agosto de 2010

As Cores do IBGE


Ontem recebemos a moça do IBGE aqui em casa... fez algumas perguntas engraçadas (ao menos para nós):
- Seu primeiro nome e último sobrenome...?
- Lu Lis
- Primeiro nome e último sobrenome do seu marido...?
- Wind Lis
- Primeiro nome e último sobrenome da sua filha...?
- Su Lis
- Ela é filha do seu marido?
(Hmmm... não está óbvio? Mas vá lá)
- Sim.
- Sua renda em julho de 2010?
(Pensa...pensa... fazendo tanto freela, fica difícil responder assim, de sopetão)
- R$ X,00
- Sua cor de pele é branca, parda, mulata ou preta?
- Parda
- E a cor de pele do seu marido?
- Branca
- E a da sua filha?
- Sei lá, moça... tá vendo ela aqui? Ela é mais branca que eu, mais morena que meu marido... diz aí você, é branca ou parda?
- Não posso dizer, você é que precisa declarar...
- Wind, responde essa... (esse negócio de cor de pele é tão relativo... tem gente que tem pele bem bronzeada, mas tem cabelo loiro e olho claro... e aí, a pessoa é parda?
Tem gente com pele bem branca e é filho de gente parda, índia ou afro-descendente, tem até feições puxando pra uma pessoa negra, índia ou oriental. E aí, a pessoa é branca? No fenótipo, sim, mas e no genótipo? Afinal, o que o IBGE quer exatamente saber? Eles é que deviam olhar pra pessoa e definir isso... mas a miscigenação brasileira é tão grande que será que vale a pena?
Complicado isso...)
- Bom, na certidão dela está "branca". Então põe branca.- diz Wind.
- Ok - diz a moça.

Mas será que respondemos certo?

Doideira esse treco de cor de pele, né? Em um país mega miscigenado, não é a cor da pele que define raça, mas sim o conjunto: o tipo de cabelo, os traços, o biotipo, a cor e o formato dos olhos... a pele é apenas um item. Além disso, em qual exato tom de marrom a pessoa deixa de ser negra e passa a ser parda? Quantos por cento de melanina deve existir numa pele para que passe do branco para pardo? Deveria o IBGE sair por aí com aquelas fitas de cores PANTONE como das gráficas, e colocar na pele das pessoas para checar a cor? E quem é que define os limites e as classificações? Entre o branco e o preto há uma infinidade de nuances... isso que nem falamos ainda do índio e do oriental. Acredito que existe muito mais gente indefinida por aí nesse Brasilzão.
Wind mesmo é um exemplo típico: branco demais para ser considerado pardo, mas europeu de menos para ser considerado branco total. Afinal, apesar da pele de leite e do pai alemão, sua mãe tem parentesco com índios.
Mas não era justo "alugar" a pobre moça com nossos questionamentos, então ficou por isso mesmo... e as cores que se misturem...
IBGE, vamos pular essa?

sábado, 28 de agosto de 2010

Dica Cult do Dia - Livro "Palavras de Amor - Para Casais"


Estamos "lendo" este livro e é muito legal. Na verdade não é um texto com início, meio e fim. São sugestões de perguntas diárias para você fazer à sua cara metade e estimular a interação.
Porque, convenhamos: não dá pra saber tudo o que aconteceu em cada dia de vida da infância e adolescência do outro. Às vezes nem mesmo o outro lembra de tudo, mas se puxar pela memória, o baú de recordações se abre e a conversa reeeeende... rs
É sempre interessante descobrir coisas novas sobre a pessoa com quem compartilhamos a cama, a casa, as contas, os filhos, o sobrenome e a vida.
O autor é Gary Chapman, aquele que escreveu o famoso "As Cinco Linguagens do Amor".
Aliás, para quem ainda não leu, recomendamos correr para ler esse "Cinco Linguagens"...é um livro antigo (acredito que é facilmente encontrado em qualquer livraria) e é fantástico porque abre sua mente para compreender as linguagens de amor das pessoas e como agir com cada uma delas. Afinal, se Deus fez cada um com um jeitinho diferente, é porque a gente tem que aprender a lidar com isso, né? Sem tentar mudar a pessoa, mas ver pelo ângulo que ela vê. As diferenças podem ser fonte de aborrecimento ou de "enriquecimento", a gente é que escolhe.

Para quem tem crianças em idade razoável para conversar, recomendamos também o "Palavras de Amor - Para Famílias". A gente tem esse também, mas vamos esperar Baby Su começar a tagarelar... rs


Para quem quiser comprar o livro "Palavras de Amor" (que tem um preço bem acessível), aí vai o link:

www.publicacoesrbc.com
.
.
.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

13º Mesversário



Elaine passou em nossa casa para dar um presente para Baby Su e teve o privilégio de ser a fotógrafa do mês no paredão vermelho... rs
Baby Su ganhou um cachorrinho com rodinhas... será que ela gostou? haha

O Nono Dente


Justo no dia em que Baby Su fez 13 meses, apareceu o nono dente. E o mais engraçado: é o segundo molar esquerdo. Engraçado porque os primeiros molares ainda não apareceram. Pelo jeito, este deve estar doendo porque ela atirou para longe uma bisnaguinha, coisa que ela ama... ti dó!

domingo, 15 de agosto de 2010

Luto


Na madrugada de hoje faleceu em Joinville, com 77 anos, o tivô da Su, o tio Odair... que ela conheceu em janeiro.:(

Cineminha


Ontem, após um ano de jejum de cinema, pegamos uma sessãozinha para ver Shrek Forever, antes que saísse de cartaz...enquanto isso, numa casa não tão tão distante, Baby Su era babada pelos avós corujas... hehe

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mais Dentinhos...


Finalmente os dentes incisivos laterais direitos, tanto o inferior como o superior, começaram a despontar ontem!!! Banguelice!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Segundo Dia dos Pais



Baby Su deu um jogo bem inusitado para o Papi Wind: Banco Imobiliário com cartão de crédito ao invés das tradicionais cédulas... pura doideira e diversão!
Papi Wind deu duas camisas para o papai dele.
E Mami Lu deu um pijama "Pai do Ano" e um mouse em formato de fusca para o papai dela.

Nossa Lavanderia...


...é cor-de-rosa!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mais Evoluções...


Ontem Baby Su aprendeu a dar um tchau mais "sofisticado", girando o pulso.
Além disso, outras evoluções da semana que está terminando:
- tenta imitar coreografias que passam na TV.
- dá para os outros as coisas que estão em sua mão e fala "dá!".
- estende a mão para os outros com um objeto, fala "dá" e quando a pessoa vai pegar, ela tira a mão rapidinho e dá risada...
- come pão tipo "bisnaguinha" sem mais estraçalhar o coitado, agora pega e dá mordidinhas segurando o pão inteiro, como "gente grande".

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Como Assim, Dona Unilever?


Quer dizer que você lança o perfumadíssimo OMO BABY, vicia a gente e depois simplesmente deixa de fabricar? Por que tirar de linha algo tão bom?
Bonito, hein?
Foto da última caixa de Omo Baby usada aqui em casa...

Papinha Perfeita


- 1 banana amassada
- 1 biscoito Passatempo esmigalhado
- 2 c. sopa de gelatina de qualquer sabor preparada conforme as instruções da embalagem

Misture tudo e mande ver que Baby Su aprova!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Bye Bye, Aptamil!


Os dias têm sido ultramegasuperhiperblaster corridos, mas não podíamos deixar de registrar que hoje Baby Su usou sua última lata de Aptamil. Foi hoje à noite que ela estreou o tão falado leite Ninho +1 ...rs
Ah, e também paramos de esterilizar os apetrechos dela...
Ah, e ela tem mostrado dotes de DJ ao apertar seu brinquedo-de-mil-barulhos-para-acalmar-bebê-na-hora-de-sentar-na-cadeirinha.