- Su, quantas pessoas moram nesta casa?
- Três.
- Então todos nós precisamos trabalhar pra que a casa fique limpa e arrumada. Certo?
E foi assim que começou a tabela de tarefas. Depois de muita pesquisa sobre o que uma criança de 4 anos é capaz de fazer e lendo ideias de outras mães, considerando também que Sussuquinha ama usar o aspirador portátil, regar plantas e tirar pó... e não querendo que as plantas morram afogadas ou de desidratação... rs... dividimos as tarefas em dias da semana... para assim estabelecer uma frequência e criar um hábito.
Ontem dei uma toalhinha úmida pra ela, mostrei como limpar uma maçaneta e ela, com a devida supervisão, limpou as maçanetas de todas as portas da casa, descobrindo assim que temos 10 portas em casa. :). E não, ela não achou ruim. Porque desde o início vamos deixar claro que ela não está fazendo isso pela mamãe nem pelo papai nem por si mesma. Ela está fazendo isso por nós e para nós.
O que tenho aprendido é que não se deve simplesmente determinar uma tarefa e mandar a criança já ir fazendo... muita calma nessa hora. Sempre é preciso mostrar à criança com muito jeitinho a maneira como as tarefas devem ser feitas. Depois ela tenta fazer igual, com supervisão... e depois de praticar algumas vezes (ou dias) pode fazer a tarefa sozinha.
Claro que eu limparia as maçanetas mais rápido, regaria as plantas com mais cuidado e enxaguaria a louça com mais destreza. O que faz concluir que, do alto de seus 4 anos, uma criança não faz tarefinhas para efetivamente ajudar, mas sim para aprender e absorver o conceito de que todos deve(ria)m trabalhar pelo bem da coletividade.
E vamos ver aonde isso vai dar...
quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que legal, começar a ajudar desde cedo...
ResponderExcluirÉ importante criar essas responsabilidades, hoje tem gente que não sabe fazer nada rs...
Muito legal o jeito que você ensina!
Bjs
" serviço de criança é pouco, quem não aproveita é louco! " (frase que minha mãe usa)
ResponderExcluir