segunda-feira, 28 de setembro de 2009
A Semana que Começa...
Promete!
Su foi tomar 3 vacinas. Duas de gotinhas e uma delas, na coxa direita...esta foi a tetravalente, e no posto nos avisaram que este tipo de vacina poderia dar dor e febre. E deu. Tadinha... ficou vermelha, quente, suando... mas mesmo assim queria colo. E ficou chiando baixinho o dia inteiro...
Por que não fazem tudo de gotinhas, né?
A Semana que Passou...
Essa foi mais uma semana que passou muito rápido. Aconteceu de tudo um pouco:
- Wind ficou de repouso por causa de uma crise na coluna;
- Foi o segundo mesversário da pequerrucha;
- Ela está cada dia mais pesada, papuda, conversadeira e rindo à toa.
- Aprendeu a fazer o gesto de "amassar pão" com as mãozinhas e já vira a cabeça pro lado que quer quando está deitada.
- Começou a dormir em seu próprio bercinho. E sem reclamar!
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Somos uma Ilha...
Estamos cercados de barulho por todos os lados.
Desde que muito antes da Su chegar em casa, o vizinho de cima (que tem uma banda e toca bateria até altas horas) resolveu voltar à sua "obra eterna". Dizemos "obra eterna" porque ele está há cerca de 2 anos quebrando e reformando o apartamento. Às vezes dá uma folga de alguns dias, mas logo retorna à labuta.
E é sempre sábado de manhã, domingo à tarde, dias úteis o dia inteiro.
Como se não bastassem as marteladas, furadeiras e cerâmicas despencando no chão dele por dias e dias, agora o vizinho do lado resolveu fazer uma bateção no banheiro dele, que é grudado à nossa sala de estar.
Resumo da ópera: não dá pra ficar com a Su na sala porque o vizinho ao lado fica naquela buzinação. Não dá pra ficar com ela no nosso quarto porque o vizinho de cima fica martelando o chão.
E nem sempre dá pra ficar no quartinho dela porque tem passeatas e reuniões de sindicato na praça em frente.
Por que será que a dor de cabeça não larga?
Imagem: Creative
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Dica Gourmet do Dia
A matriarca (que palavra demodê) dos Alves Lis é POR ENQUANTO, o único ser vivente na família que aprecia chá, quentinho ou gelado, de quase todos os tipos e marcas. "Por enquanto" porque, quem sabe a Su não herda essa característica futuramente?
Chá é 99,999% água...sinônimo de saúde. Chás são hidratantes, acalmam cólicas, acompanham um bolinho no café da tarde, perfumam o ambiente.
Estes chás da foto são muito bons... cheirosos, saborosos, reconfortantes... foi a avó materna da Su quem ganhou uma caixinha com vários saquinhos da empresa onde ela trabalha. Mas como a vovó também não é assim tããão chegada em chás, eles foram gentilmente doados à Lu . E quando chá chega na residência Alves Lis, já era: os saquinhos estão quase no fim.
E olha que a Lu nem gosta de chá verde. Pra ver como esses são realmente muito bons!
domingo, 20 de setembro de 2009
Passeio no Passeio
Su toma vacina
Ontem a Su foi tomar as 2 gotinhas contra paralisia infantil.E foi balançando no carrinho, dormindo feliz da vida...Pena que não levamos a câmera, pois ela fez uma cara muito engraçada quando sentiu o gosto das gotinhas, ainda meio sonolenta...
Na semana que se passou os progressos foram:
*ri quando falamos com ela com voz de bobo;
*fica juntando saliva na boca um tempão para fazer "brbrbrbrb";
*esforça-se para rir com som;
*ensaia gritinhos.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Na Cozinha com a Mamãe
De todos os cômodos da casa, o que a Su prefere é mesmo a cozinha...rs
Talvez por ser toda branca e atrair os olhinhos curiosos dela, talvez porque lá tem a torneira e ela gosta de ouvir o barulhinho da mamãe lavando a louça, talvez pelo cheirinho de comida que sai de lá, sei lá o motivo real... o fato é que... se ela estiver nervosa, é correr pra lá e ela para de chorar.
Dia desses a mamãe foi com a filhinha pra cozinha. Mamãe fez um bolo que ela já queria há muito tempo experimentar: o Bolo Zebra. A receita pode ser qualquer uma de bolo comum, separando a metade da massa para colocar chocolate. Para conseguir o efeito zebra é fácil: basta colocar a massa branca e a massa preta alternadamente às colheradas na fôrma, sempre uma colherada bem no centro da anterior. Acredito que vendo este videozinho do YouTube, fique mais claro.
http://www.youtube.com/watch?v=HBZ8O1-3jKo
Enquanto isso, a filhotinha ficou no bebê-conforto, bem comportadinha, coordenando o despejar dos ingredientes no liquidificador. Uma fofurice.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Como será que ficarei?
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Passeios Feitos e Passeios Frustrados
Su tem um leve rosadinho nas bochechas... é da bochecha mesmo e é DNA do pai...rss
Sabemos que essa característica, assim como cor e tipo de cabelo, pode mudar com o passar do tempo.
O negócio é que ainda não conseguimos ver se, ao tomar um solzinho, ela fica vermelhinha como o pai ou moreninha como a mãe.
Isso se deve ao fato de que, até agora, a fofurice só deu DOIS passeios ao ar livre na longa vida dela de 53 dias. E das 2 vezes estava nublado!
Nos outros dias em que "tentamos" passear, desistimos porque estava chovendo...rs. Claro que ela já andou de carro ou fez percursos rápidos para tomar vacina e ir ao médico, por exemplo. Mas passeio, passeio mesmo, com intuito de exposição ao sol ou entretenimento...até agora, só dois.
Mas a gente não pode reclamar, não... temos que pensar assim: a gente se preparou tanto pra sair e choveu? OK... É que não era pra gente sair. Simples assim. Deus sabe o que faz e se Ele manda tempo ruim, algum objetivo há e isso é inquestionável.
Lembro-me de um texto que recebi por email há alguns anos e de que eu nunca esqueci. Aí vai uma cópia:
"Um dia, logo após o 11 de setembro, eu conversava com uma pessoa que era responsável pela segurança de uma empresa no World Trade Center.Com muita calma, ele me contou histórias de sobreviventes e todas continham pequenos detalhes. Como você talvez já saiba, o chefe de uma empresa chegou tarde, simplesmente, porque era o primeiro dia do seu caçula no jardim de infância. Um outro estava vivo porque era seu dia de trazer rosquinhas para o café. Uma mulher atrasou-se porque o despertador não funcionou. Outra porque ficou presa num congestionamento causado por um acidente. Um outro havia perdido o ônibus. Uma mulher teve que trocar de roupa porque derramou café. Alguém teve que atender a uma ligação. O filho de outro se demorou em sair da cama. Alguém não encontrava um táxi. Muitas outras histórias... Pequenos detalhes... contratempos... talvez, algum dia, seja escrito num livro.E aquele homem com quem eu conversava estava vivo porque naquele dia estava usando sapatos novos que lhe causaram uma bolha no pé e teve que parar numa farmácia para comprar um bandeide (Band-Aid - J&J). Hoje, quando pego um congestionamento de trânsito, perco um elevador, atendo uma ligação no momento de uma saída... pequenas coisas que me aborreciam, penso comigo... estou exatamente onde Deus quer que eu esteja neste momento. Que Deus continue a abençoar você com todos estes pequenos aborrecimentos que o faça lembrar de seus propósitos. Na próxima vez em que parecer que "se levantou com o pé esquerdo", seus filhos demorando em se vestir, não lembrar onde deixou as chaves do carro, pegar todos os semáforos fechados no caminho do trabalho, não fique triste, não se irrite, não se sinta frustrado, louve a Deus, e agradeça, porque Ele está cuidando de você. Nem sempre compreendemos os desígnios de Deus. Acredito que Ele queira sempre o melhor para nós, o difícil é ler suas entrelinhas..."
É sempre bom lembrar que Deus está no controle de tudo e é melhor deixar Ele resolver quando algo "fora do script" atrapalha os nossos planos humanos.
Foto do segundo passeio da Su...ao lado de sua futura universidade...rs
domingo, 13 de setembro de 2009
Dica Baby do Dia
Funchicórea - o pozinho que promete aliviar cólica, mas também alivia o choro.
Na drogaria mais próxima da sua casa você vai encontrar, e vendido a preço de ouro.
Que fique claro que aqui não fazemos campanha em prol da automedicação. Abre parêntese para o piti ortográfico: caiu o hífen da palavra "automedicação", nunca teve ou sempre teve e continuará tendo? Aiai, não sei mais escreveeeeeeer! Fecha parêntese do piti.
Voltando ao assunto da Funchicórea: não somos médicos aqui, mas recomendamos essa maravilha fitoterápica baseados na nossa experiência e satisfação com o produto. Obtenha primeiro o aval do médico do seu bebê e seja feliz. É altamente provável que o médico já tenha tomado funchicórea quando era criança...rs
Progressos Constantes
Esta semana passou como um raio: brilhante e rápida.
Su aprendeu a fazer outras coisas interessantes:
1) Agora ela olha o móbile de ovelhinhas que está sobre seu berço, o que significa que sim, ela de fato enxerga o tal objeto; dá pra notar que ela fixa o olhar...
Nos primeiros dias em casa o pobre móbile nem existia pra ela por mais que o balançássemos na cara da pequerrucha... desprezo total...rs
2) Ela também aprendeu a balbuciar com o intuito claro de se comunicar...se liga no diálogo:
Su: -Aguuuuu...
Lu: -Aguuuuu?
Su: -Éééééééé...
Lu: -Éééééééé?
Su: -Guiiiiiii...
Lu: -Guiiiiiii...
Su: -Haha...
Tá, pode dizer...fiquei boba...rss
3) Segundos após amostras do diálogo profundo supracitado, ela também aprendeu a rir voluntariamente. Ok, deve rir de mim, mas que ri, isso ri...
4) Su aprendeu a blefar. Ela, que não é boba, já sacou que toda vez que engasga, nós a levantamos imediatamente e damos tapinhas nas costas, como para fazer arrotar. Certo dia estava ela deitada, toda faceira e formosa e estava quietinha e comportada porque achava que estava sozinha...mas não estava, não...eu estava de olho, meio distante. Quando cheguei perto e entrei no campinho de visão dela, ela olhou pra mim com a cara mais sapeca do mundo e engasgou...mas engasgou de propósito! Fez o barulho do engasgo e ficou me olhando com cara de "qualé, não vai me pegar, não?". Como eu não fiz nada e fiquei parada (me segurando pra não rir da situêichon), ela fez bico de choro...é mole?
Nem 2 meses e já tá desse jeito. Figuraça.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Saindo do Mindinho
A gravidez provoca um inchaço esquisito em muitas partes do corpo: tornozelos, pés, rosto, nariz, pescoço e... mãos. Um belo dia, lá pelo terceiro ou quarto mês da gestação, parei de usar anéis porque colocar era uma beleza, mas tirar...um sufoco. Era só colocar e, horas depois, eles começavam a estrangular os dedos...e a aliança teve que ir pro mindinho.
Esse inchaço todo foi regredindo pouco a pouco após o parto... uma semana depois, achei que já podia usar a aliança no dedo correto, mas que nada...rs. Nem entrava. Pensei que nunca mais iria conseguir "vesti-la" e cogitei mandar alargá-la num ourives.
Mas ontem ela estava teimosamente escorregando do mindinho e pensei: "é agora". A fofurice finalmente migrou para o dedo correto, após longos meses no mindinho. Ainda levemente apertada, mas tudo bem... sabão taí pra isso. :)
domingo, 6 de setembro de 2009
Passeio na Praça
Acordamos cedo, bebê bem alimentado, planos de passeio... e... tcharan! Manhã nublada!
Wind: - Vamos sair com ela com o tempo desse jeito?
Lu: - Ah, mas se a gente for esperar fazer uma manhã de sol nessa cidade, vamos esperar sentados, né?
Então saímos...
Su dormiu o tempo todo...rs
Mas já pôde aspirar a perfume da primavera iminente...
Deus faz cada flor linda, né?
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Sem Meio Termo
Pra Su, no tocante à hora de descansar, não existe meio termo: ou quer colo ou quer ficar de bruços.
Se ela puder combinar colo+bruços, então...é o paraíso neonatal.
Qualquer outra posição em que tentamos colocá-la, SE ela ficar, OU é porque está dormindo o sono REM-quase-sedada OU porque foi exaustivamente f-o-r-ç-a-d-a.
Mas sempre ficamos de olho na respiração dela enquanto ela cochila de bruços porque dizem que não é recomendado dormir nessa posição. Estamos tentando educá-la a ficar de lado, sempre. E alternando os lados.
Pode um pingo de gente cochilar desse jeito?
Liberdade Condicional, Enfim!
Su foi a uma visitinha à pediatra ontem.
Nasceu com 3,080 kg e 48 cm de altura.
Agora está pesando 3,850 kg distribuídos em 54,5 cm de altura. Um pudinzinho de coco!
Após quase 1 mês e meio vendo o sol nascer retangular, ela está liberada para receber visitas, mas só se as visitas não estiverem gripadas e a pediatra disse que é preciso evitar beijar o rosto do bebê e as mãozinhas porque ela já coloca as mãos na boca... mas pelo menos agora já podemos sair de casa um pouquinho...ufa! Ela liberou sair para parquinhos, rua (lugar aberto), mas não shopping nem igreja nem mercado nem lugar com muita gente ou ambiente fechado... demora ainda pra sair nossa carta de alforria, mas já é um começo... rs
Hoje quis sair de manhã com ela e dei com os burros n'água...está chovendo e nublado!
Mas tudo bem, amanhã é sábado, feriado vem aí...e nos próximos dias vamos conhecer todos os detalhes do quarteirão de casa e da pracinha! hehehe
Na última semana a Su aprendeu a fazer várias coisas novas. Segue a "lista":
- babar
- fazer bolhinhas de leite com a boca
- tossir depois de um engasgo
- abocanhar a mão
- empurrar
Muitos progressos!
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
E fez calor...
Deus é Bom
Dra. Denise fez o meu pré-natal e parto. Nesta foto, ela segurando a Su com 1 dia de vida. Ela tinha passado no nosso quarto no hospital para ver como eu estava.
Ontem foi o dia de fazer a avaliação médica final.
Dos 15 kg que engordei na gestação, já perdi 13... iuhu! E comendo muito, vale ressaltar...
Perder mais 2 kg vai ser mel na chupeta...aliás, funchicórea na chupeta...hahaha
Pressão 10 por 7.
O útero já quase voltou ao tamanho original.
O corte cicatrizou bem, a deiscência (abertura do ponto) fechou, e um último fiozinho branco - que deveria estar por dentro da pele e saiu - foi cortado (é o ponto que segura todos os outros e aqui em casa achamos que era algo solto e tentamos puxá-lo...olha o perigo).
Segundo a dra. Denise, levará mais uns 2 meses pra pele absorver o ponto.
A partir de agora, vida normal, menos levantar peso (só daqui a 2 meses...chuif - os halteres vão ter que esperar).
Resumo da ópera: voltar ao consultório, só ano que vem! Eeeeee!
Deus é bom e tem sido generoso comigo, mesmo eu abusando um pouquinho...
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Doce Setembro
Eeeeee! Seja bem-vindo, Setembro!
Este mês promete ser muito divertido; afinal, vai começar a esquentar. Isso significa que: Su vai usar vestidinhos, rococozinhos e coisinhas mais femininas; provavelmente a hora do banho vai passar a ser bem mais agradável e confortável; a gripe é capaz de ir embora.
É aniversário do elemento marido.
Tem feriado (se bem que...raciocinemos: isso faz diferença pra nós na atual conjuntura? Não, né? Mas não faz mal, pro resto do país faz diferença - rss)
Chegará a primavera, estação linda!
Bebê da Anne para celebrar...
Assinar:
Postagens (Atom)